quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Saiba mais sobre a Universidade Livre Fora do Eixo

Por Géssika Vieira

Muito bem-vindos a nossa Varanda! Trouxemos pra vocês um papo super esclarecedor sobre a Universidade Livre Fora do Eixo, que desenvolve projetos culturais por todo o Brasil. O nosso convidado foi o Clayton Nobre que atua na Universidade desde 2009, e é coordenador da Fora do Eixo aqui em Minas.




Varanda Cultural: Clayton, o que é a Universidade Livre Fora do Eixo?
Clayton: a Universidade Fora do Eixo é um projeto de formação desenvolvido pela rede cultural Fora do Eixo, que integra cerca de 120 coletivos culturais articulados numa enorme teia que envolve todo o Brasil, desenvolvendo ações no campo da economia da cultura, criativa e solidária, bem como da comunicação livre. A UniFdE trabalha principalmente a partir de metodologias como troca e compartilhamento livre de conhecimento e vivências e tem como foco a estruturação e o fortalecimento de coletivos e empreendimentos solidários culturais.

Varanda Cultural: qual é o objetivo da Universidade Livre Fora do Eixo?
Clayton: um dos principais objetivos da Uni FdE é promover o conhecimento em rede a partir da valorização e conexão das práticas autorais criativas e do saber empírico e popular nos mais diversos campos da cultura brasileira.

Varanda Cultural: como e por quem ele é organizado?
Clayton: a Universidade Fora do Eixo tem mais de 150 campi espalhados no Brasil, por meio de ações desenvolvidas pelos coletivos em seus territórios. Cada campus é organizado pelo núcleo local que coordena a UniFdE, que por sua vez recebe acompanhamento e suporte de um conselho nacional formado por agentes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Minas Gerais e Fortaleza.

Varanda Cultural: há apoiadores?
Clayton: a UniFdE integra uma rede de iniciativas de formação com pauta na cultura chamada Universidade das Culturas (UniCult), e ainda tem apoio de outras redes latino-americanas como Cultura de Rede, Rede Sul-Americana de Dança, Rede Brasil de Festivais. Além disso, cada campus da UniFdE situado em um território desenvolve parcerias de âmbitio municipal ou estadual.

Varanda Cultural: onde a Universidade atua?
Clayton: a Universidade não tem lugar fixo. São mais de 150 campus permanentes, compreendendo coletivos culturais que desenvolvem uma agenda fixa de projetos tais como observatórios, vivências, oficinas, etc. E também conta com mais de 150 campi temporários, que relaciona os eventos organizados pela Universidade, ações em festivais, congressos, etc.

Varanda Cultural: qual foi o retorno do público quanto a Universidade?
Em cada campus a Universidade tem demostrado interesses diversos. Em uma semana após o lançamento de seu ano letivo no último semestre de 2012, a UniFdE recebeu mais de 500 inscrições de agentes da cultura interessados em participar das ações desenvolvidas pela Universidade, compreendendo interesses em áreas como gestão cultural, linguagens, formação política, etc.

Varanda Cultural: por que o nome ''Fora do Eixo''?
Clayton: a Rede se iniciou em 2005 a partir de uma vontade bastante latente de despontar a cena do interior do Brasil ou de cidades que estavam fora do eixo Rio - São Paulo. A conjuntura de crise de indústria cultura foi grande facilitadora para que se construísse um circuito independente de cultura, que pude criar mecanismos autogestionáveis e autocriadores.

Varanda Cultural: conte pra nós, sobre sua atuação na Universidade.
Clayton: hoje coordeno e acompanho as ações desenvolvidas especialmente no âmbito de Minas Gerais e tenho a Casa Fora do Eixo Minas, onde moro, em Belo Horizonte, como grande facilitadora. Junto com outros coordenadores, desenvolvemos e pensamos ações conjuntas que possam potencializar a sistematização e circulação do conhecimento que é produzido dentro da rede.

Veja algumas fotos do pessoal!








Contatos: http://www.youtube.com/webtvforadoeixo http://www.facebook.com/UniFdE @unifde

Nenhum comentário:

Postar um comentário